quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Política: O pão, o Circo, o Filho-do-Brasil, Os alienados e tudo que tiver direito

"O meu cartão de crédito é uma navalha
Brasil
Mostra a sua cara !"- Cazuza

Apesar de insuportável para alguns e o sustento de uma minoria cheia de regalos , a política é um instrumento necessário e inerente ao ser humano. Todos nós fazemos politica, ou seja, negociamos, tentamos organizar nossa vida em sociedade.

Na democracia é fundamental que haja moral por parte dos representantes políticos, pois este deve atender os desejos do grupo que o elegeu, ou pelo menos deveria ser assim.
Quando ocorre o contrário o país vive uma recessão politica, como se um membro importante de seu corpo entrasse em falência comprometendo todo o resto.

Mas no Brasil há a intensa camuflagem da nossa ferida e defasada politica publica, tudo está sendo gradativamente floreado e os erros borrados, não apagados, pois se todos procurassem veriam o quanto anda doente esse setor da sociedade.

Eu acredito que o periodo da ditadura no Brasil seja um dos grandes responsaveis pelos brasileiros ainda estarem alienados quanto a politica nacional, porque foi um periodo que a maioria esperou e quando finalmente saimos dela o povo não prestou atenção a reestruturação do pais e foi formado um pais de leis fracas e que possibilitam a corrupção.

A era populista do Lula

Um governo nunca será perfeito para todos, isso é utopia, não existe, mas deve atender em grande parte as necessidades de todas as classes sociais.
E quando um governo alcança 78,4% de aprovação? Olha, pode averiguar, que o Filho-do-Brasil tá fazendo mágica, onde a cartola é o governo e os coelhos são a maravilhosa e potente propaganda petista.

Eu não vou ser mesquinho em falar que o governo do Lula não avançou em nada, mas eu acredito que toda esssa popularidade se deve muito ao uso que o partido governante vaz da midia e o apelo que ele tem de "partido dos pobres" , tudo isso juntamente com a imagem que o povo tem do lula faz com que esse governo não seja questionado sem que quem o questione vire um burguês chato perante as massas que aceita o governo sem pensar, acreditando que o Lula irá orar por todos.

Mas para quem acompanhou os mandatos do Lula sabe que dentre os paises emergente o Brasil foi o que menos cresceu, nunca chegou a taxas proximas de 10% de crescimento ao ano, por exemplo. Eu acredito que o pais cresceu o tanto que tinha para crescer depois que foi lançada com FHC as bases da estabilidade econômica.

Eu não sei, mas governos extremamentes populistas parecem ser muito mais corruptos, parece que a população fica mais maleavel para ser manipulada e ter seus direitos suprimidos como é o caso de Venezuela, Bolivia, Equador , Irã países esses que nosso saudoso presidente nutre relações com "companheiros" controversos que não passam prestigio internacional ao Brasil por considerá-los amigos.



Pão e circo para o povo !!!


Para o governo uma maneira de tirar milhoes na pobreza, aumentar as estatisticas de desenvolvimento, servir de ingrediente principal para a popularidade do governo Lula, isso é o Bolsa Família, o Pão para a mais conhecida politica do pão e circo do mundo.
Mas até que ponto essa Bolsa, é suficiente? Até que ponto serve para alguma coisa?

Não está em lei clara, que deve haver subsidio ao povo, que o governo deve dar dinheiro aos mais pobres. Por causa disso o Bolsa Familia se constitui hoje como macete eleitoral e politico, ferramenta de influencia de um governo porque é só um programa empregnado no imaginario popular como a mais gloriosa solução para os problemas de pobreza e que quem não à apoia totalmente, não merece voto dos trabalhadores mais carentes, por isso virou ferramente de manipulação.
Tudo bem que se diga que com o Bolsa Familia milhares de pessoas sairam da pobreza e foram para a classe média, mas é preciso avaliar a qualidade financeira e qualitativa dessa nova classe que surgiu. Será que sem os beneficios do governo e dos empregos que conseguiram com custo esta classe não volta à pobreza?
Uma classe média realmente forte é aquela que consegue se manter firme sozinha que se faltar o emprego, consegui criar novas formas de trabalhar montando por exemplo uma pequena empresa.
É necessario formentar o crescimento de uma classe média mais qualificada para o emprego, que seja empreendedora e tenha boa qualidade de vida. Isso se faz com investimento pesado em educação. Esse é o passo para que o país realmente se torne desenvolvido.

O circo no governo atual é o Pan, a Copa, as Olimpiadas, todos esses jogos faraonicos que demandam muito dinheiro dos cofres publicos, dinheiro este que deveria ser usado para melhorar os setores comprometidos de um páis em desenvolvimento.
Nossa Copa
de 2014 será dispendiosa, e só serve agora para fazer discurso para os outros de que o Brasil está mudando, mas o governo deveria melhorar a infraestrutura das cidade com investimento maçiço em obras realmente uteis não em estadios que virarao apenas um monte de concreto depois de uma festa tosca do futebol. Não dá para mudar as capitais em 4 anos para a Copa, vai ficar defeituoso e caro, se investissem o dinheiro sempre sem pensar em fazer bonito para gringo ver, o pais melhoraria, o caos no transito nas cidades tanbém.
Mas tudo isso faz parte do pao e circo que mantem a felicidade das massas. Isso para os nossos politicos é indispensavel. INFELIZMENTE!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Introdução aos assuntos indiscutíveis

Nos meu dias de ócio proporcionados pelo feriado prolongado, fui bombardeado, consciente e inconscientemente com o deleite da mais famosa tríade da polêmica: religião, politica e futebol.
A maioria das pessoas não gostam de falar das três gorgónas da sociedade brasileira principalmente (quando se inclui o futebol), mas eu acredito que esses três temas devem ser debatidos sim.

Afinal, porque esse trio causa tanta polêmica?
Eu acredito que o motivo do receio em discuti-los é causado pelo fato deles agregarem grande quantidade de preconceitos, extremismos e fanatismos. Além de que tocam nas incertezas humanas, e na perspectiva de cada um.


Mas eu adoro polêmicas, e como quis aproveitar o descanso e não escrevi nada de novo sobre os assuntos já citados, postei essa espécie de introdução para me lembrar de voltar a tudo que já pensei sobre isso.

PS: acho que acrescentarei mais assuntos ao trio polêmico, pois eles se relacionam e entram em conflito com muitos outros, e deixarei um pouco de lado o futebol que não é muito o meu forte.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pequenas Coisas Chatas

"As pessoas estão sempre atrapalhando a vida da gente." - Holden Caulfield

Na nossa sociedade cada dia mais apressada, onde as pessoas se auto cercam de quantidades absurdas de prazos, qualquer ação pode vir a gerar stress. E o stress não precisa de grandes definições, é aquela vontade louca de fugir, escapar para um local bucólico, calmo, ou para o próprio quarto para escutar um boa música, calma ou agressiva, mas que relaxe ou ler um bom livro, ou assistir um filme com um personagem sarcástico. Pelo menos é assim comigo.
Para mim, o stress está nas pequenas coisas, atividades ou acontecimentos simples que esbarram com a gente quando estamos resolvendo um assunto. Mas a grande exposição a estes acontecimentos podem elevar nossa irritação fácil, fácil.
Todos nos temos pequenas coisas chatas, que para outros podem passar despercebidas mas que em nós geram irritação gratuita se somadas.
Eis aí algumas que me deixam louco, mal humado, estressado :
1- A falta de preço nas mercadorias. (Poxa vida, se o mundo é capitalista, para que atravancar as vendas não colocando preço nos produtos? É muito chato ficar procurando vendedores para saber dos preços, além de que na maioria das vezes eles não sabem, dissem: "Espera um minutinho, que eu olho para você.

2- Vendedoras de lojas (|Elas são extremamente chatas, pelo menos eu considero, eu gosto daquelas mais objetivas que só falam com você quando já escolheu o que vai levar)

3- Fumaça de cigarro na sua cara. ( Acho que dispensa comentários)

4-Panfletos.( O grande mal dos panfletos, é que ninguém, quer ficar carregando nada na mão enquanto anda na rua, além de que são sempre sobre "Compro ouro", e dentistas, e o povo ainda joga no chão. Quando me oferecem eu digo não e obrigado, mas ainda os panfletistas acham ruim)

5- Birra de professor( sabe quando o professor faz alguma coisa que prejudique os alunos só de pirraça? Então isso é totalmente irritante.)

6- Vizinhos( eu odeio vizinhos, de qualquer tipo, eles são responsáveis por todo tipo de desrespeito ao morador adjacente, musica alta, gritaria, festas, construções e intromissões na vida alheia.)

7-Gente folgada , porca, idiotas, que fazem papel de ridículo.

8- Acharem que você gosta de uma coisa que todo mundo gosta ( ex: Coca)

9- Fanáticos escandalosos( de todos os tipos, porque não ser fanático só para si?)]

10- O que é super estimado mas que não está com nada.