sexta-feira, 15 de julho de 2011
Na verdade não queria estar escrevendo essa crítica ao filme, pensei em escrevê-la quando saí do cinema mas agora que estou assimilando o fim de Harry Potter sinto a mesma emoção de quando terminei o último livro só que aumentada porque não haverá outros filmes pela frente. Iria escrever os pormenores do que achei desse capítulo final, mas não hoje, quem sabe amanhã
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Harry Potter : O adeus de uma geração
"É uma necessidade antiga que histórias sejam contadas. Mas a história precisa de grandes contadores de história. Obrigado por tudo, Jo."
Não sei por onde começar meu assunto deste post: Harry Potter. Acho que essa frase do Alan Rickman(o nosso eterno Severo Snape) diz muita coisa, afinal é uma declaração de um grande ator para uma grande autora, J.K. Rowling.
A história que a Tia Jo criou venceu a descrença, enfrentou preconceitos, mas conquistou uma legião de fãs ensinando que é possível sonhar, ou melhor, que a fantasia deve fazer parte da vida. E para esses fãs incansáveis só deixou mensagens positivas demonstrando valores que pareciam esquecidos e que eram mal assimilados pelos jovens como: amor, amizade, lealdade , tolerância...etc.
Para quem não viveu a época de Potter, não sabe que a série vai além de Abracadabras e vassouras mágicas, não sabe como a leitura dos livros enormes transcorre com incrível rapidez e como todos desejariam mais 500, 600 páginas ao final de cada livro, não entende como essa incrível autora consegue arrancar prantos de jovens que até pouco tempo atrás tinham esquecido dos livros, não entende como Rowling nos fez aprender a lidar com a perda quando Sirius, Dumbledore, Snape, Dobby, Fred e tantos outros queridos personagens morrem, e não sentem o conforto que os fãs encontraram quando passaram por alguma coisa em suas vidas e se viram no mesmo lugar que Harry. Não existe nenhum fã do menino bruxo que não deseje dizer obrigado a essa mulher tão especial. Obrigado Joanne Kathleen Rowling !
O Primeiro Contato:
Faltando poucos dias para estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 nos cinemas, os fãs começam a se lembrar como foi o primeiro contato com HP, muitos descobriram através de amigos que apareceram com a novidade, muitos começaram a fazer parte da aventura com o primeiro filme lançado em 2001, os que eu considero sortudos compraram o primeiro livro e acompanharam a série por mais tempo. Mas seja atráves da primeira página de "A Pedra Filosofal" ou pela primeira cena do filme foi com certeza indescritível o contato inicial com o mundo surreal de Harry Potter para todos os fãs atuais que na época eram crianças.
Um sentimento totalmente novotomou conta de nós quando fomos apresentados ao menino com cicatriz de raio, ao Beco Diagonal, a Hogwarts, ao Hagrid, e quando desejamos vestir o Chapéu Seletor!
Eu conheci a série pelos filmes e depois li os livros, então na época do primeiro filme tornou-se comum brincar de "Harry Potter" com gravetos e gritando "Wingardium leviosa" na minha escola. Esses momentos proporcionaram tanta magia quanto a presente nos livros.
Todos os fãs cresceram junto com Harry, Rony, e Hermione, e cada espera por mais um capítulo da série nos livros e nos cinemas uniram o s fãs, criando amizades e momentos inesquecíveis.
Filmes:
As adaptações cinematográficas de Harry Potter levaram milhões de jovens aos cinemas, não se produzia filmes diretamente direcionados ao público juvenil antes de Harry Potter, as poucas produções, sem grande qualidade, podem ser vistas na "Sessão da Tarde"! É inquestionável o quanto a série contribuiu para o cinema mundial ao colocar a vista dos olhos o mundo fantástico de J.K. Rowling. A série é reconhecida pela qualidade: fotografia, trilhas sonoras, efeitos especiais, direção de arte e outros pontos técnicos já receberam várias indicações ao Oscar, e o Bafta("o Oscar inglês") em sua última premiação reconheceu a sua importância.
Os filmes trouxeram também muitos desgostos para os pottermaníacos que ficavam em estado de loucura quando o roteirista abandonava partes importantes dos livros. Todos os filmes tiveram cortes pelos quais os fãs lamentaram.
Mas no final da era de HP nos cinemas, esse grande público tem o mercado de Hollywood aos seus pés, todos os grandes estúdios estão tentando encontrar o novo Harry Potter, porém os fracassos que já ocorreram nessa busca mostram que essa grande família potttermaníaca está começando a ficar crítica e não vai aceitar qualquer substituto depois de conhecer a criatividade de Rowling. Isso também vale para a literatura que recebeu novos leitores que anseiam por novas histórias.
Harry Potter no cinema e na literatura possibilitou que os jovens busquem agora os grandes clássicos, afinal, nenhuma criança começa a gostar de ler com Hamlet, e nem começa a gostar de cinema assistindo películas de grandes diretores.
Espero ouvir a frase" ...and the Oscar goes to...Harry Potter" muitas vezes!
"Não é um fim de verdade"
Harry Potter e as Relíquias da Morte- Parte 2 vai estrear amanhã marcando o fim de Harry Potter porém todos devem se perguntar se é um fim de verdade.
Sinto que eu participei de uma coisa única, Harry Potter marcou a todos e não será esquecido, virou o clássico literário para as crianças do futuro, que aprenderão a ler com ele. Algo tão grande assim vai ficar impregnado no inconsciente coletivo de todos.
Ao ouvir Hedwig's Theme todos vão lembrar de HP, vão se deparar na vida com momentos em que os conselhos de Dumbledore serão usados.
Porque:
" Só porque está acontecendo na sua mente, por que não significa que seja real?" - Alvo Dumbledore.E é isso mesmo, Harry Potter vai ser passado de geração para geração por quem nunca o tirará da memória.
ps: parei por aqui, queria falar muita coisa mas o post ia ficar mais gigante do que já ficou.Faltou o Pottermore...