sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

2012 e todo o resto...



Depois de um mês de espera, dia 23 eu fui no cinema aqui de Formiga para assistir o tão falado filme 2012, e o que tenho a dizer é que é ótimo, para quem adora filmes catastróficos. Para quem não sabe 2012 é do mesmo diretor que produziu "Independency Day" e "O Dia Depois de Amanhã", portanto um sucesso quando se trata de efeitos especiais e muita ação.
2012 é a receita incrementada de filmes que exploram um cenário de catástrofes e muita destruição. Baseado na teoria maia de que o mundo acabará em 2012 o filme mostra o que aconteceria com a população se a teoria se confirmasse, e como sobreviveríamos a ela, ou melhor , quem sobreviveria a ela...
Se for assistir, verá terremotos, tsunami gigantescos, erupções vulcânicas, cidades ruindo, monumentos históricos ao chão, e também cenas logicamente impossíveis típicas de filmes com essa temática. Hollywood na minha opinião soube explorar a teoria do fim do mundo, e dizer (pelo menos à mim) o quanto seria ruim.
Mostra os que acreditavam no fim do mundo e os mais crentes ás suas religiões, orando, e tentando se redimir perante Deus. Provavelmente alguma igreja irá criticar o filme(se já não criticaram), afinal mostra o Vaticano indo para os ares e vai contra a afirmação da Bíblia que a data para "o Fim" nunca poderá ser adivinhada por alguém.
Tirando as cenas impossíveis e um final cientificamente improvável vale a nota 9,0.

E o que eu acho da teoria dos maias?

Eu acho que é bobagem, que não irá acontecer. Muitas previsões já foram feitas Nostradamus é um bom exemplo, ele "previu" Hitler" e vários adventos da nossa atualidade, previu também o fim do mundo e não ocorreu, era para o mundo ter acabado em 2000, tinha até a frase "Mil chegará, de Dois mil não passará", e como digo estamos aqui, eu concordo com a Bíblia de que o fim desse planeta não poderá ser previsto.
Mas teorias sempre serão feitas e refeitas, eu só tenho certeza de uma coisa: não quero está aqui quando tudo acabar... e por mais que o planeta esteja num estado critico, queria ver o dia que nossa sociedade se equilibra-se (utopia,não?), afinal nós humanos temos o dom de fabricar coisas gloriosas e terríveis, temos o dom de pensar, mas parece que perdemos a sabedoria de melhorar e aprender com nossos erros.
E nós meros mortais temos a intensa curiosidade pelo fim, ou medo dele, por isso tantas teorias, eu parto da ideia de que essas "previsões" podem ser facilmente fabricadas, elas seguem uma espécie de clichê obrigatório, e para um louco sensacionalista é um prato cheio...



PS: para quem gosta de conspirações, "previsões" tem um site do melhor estilo que faz até a contagem para o fim... : http://porque2012.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário