domingo, 20 de dezembro de 2009

Copenhague, o FRACASSO!

Todo mundo sabe que a Terra está indo para o "be-le-léu" e são poucos os que discordam que o aquecimento global é próximo. E parece que os líderes mundiais fazem parte dessa minoria,afinal, depois de muito papo em Copenhague eles não decidiram nada perante a situação climática do planeta, muitos discursaram em vão.
E quem foi o maior entrave para esse acordo? Os EUA.
Eu fiquei indignado perante a situação, os efeitos do aquecimento global já começaram todos estão cientes disso, e cedo ou tarde alguém pagará pela incompetência desses governantes.
O que mais me incentivou a estreiar minhas postagens nesse blog com um assunto já polêmico foi ter visto nos telejornais o discurso de Obama na Conferência do Clima afirmando que o mundo não deveria pressionar os EUA à baixar suas emissões de poluentes e nem a colaborar com um fundo monetário internacional contra o aquecimento global.
A ironia da situação é que vários paises estavam dispostos a pelo menos conseguir o tal fundo na conferência do clima o Brasil ,ainda emergente, estava disposto a controlar emissoes ao maximo e colaborar com dinheiro , enquanto os EUA a maior potência econômica apresentava propostas de queda de apenas 4% nas emissões.
A injustiça é que agora nós de paises em desenvolvimento temos a obrigação de crescer de forma sustentável enquanto a potência do globo cresceu explorando ilimitadamente a natureza.
Esperava mais de Obama _Premio Nobel da Paz_,do que um simples discurso, e esperava também os cento e sessenta e poucos bilhõess que ele anunciou que enviaria para as guerras no Oriente Médio no fundo monetário para o clima.


4 comentários:

  1. Eu também esperava mais do Obama! Na verdade começo a achar que aquela imagem de "cordeiro" que ele vestiu durante a eleição não passou de um simulacro.
    Nunca esperei muita coisa dos EUA em relação ao clima! Parece que isso não faz parte da cultura deles!

    Acho que no caso de Copenhague, teria que ter alguma intervenção da ONU que obrigasse a todos os países aderir as convenções discutidas! Pois esse não é qualquer assunto que diz a respeito de alguns, mas sim do bem estar de todo o planeta. Os EUA não pode se dar ao luxo de não aderir! (parei por aki, ja tô quase gritando!rs)

    ResponderExcluir
  2. E dá vontade de gritar realmente.
    Eu sempre tive um "pé atras" com relação ao Obama,nao é possivel um cara ser a solução para tudo como se pregava na campanha, mas eu tinha esperanças que ele pelo menos tentasse.

    E a ONU realmente deveria intervir, mas parece que as nações que deveriam ser unidas não conseguem falar uma mesma língua num período crítico que o mundo está passando.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a ONU deveria intervir, mas parece que os EUA mandam lá tbm, então enquanto o Obama não reagir e cumprir algo que prometeu o mundo vai continuar se 'fufu' afinal, qm manda hje é o dinheiro e infelizmente qm tem mais dinheiro são eles.
    aah, ooi ^^

    ResponderExcluir
  4. Dany,
    Temos mesmo que esperar a boa vontade do Obama e também do povo americano perante o clima,porque vai demorar para os EUA deixar de ser a potencia mundial...
    E oi

    ResponderExcluir