terça-feira, 14 de junho de 2011
Hamlet me entenderia
Sempre tive vontade de ler Hamlet, já tinha lido uma versão resumida e em prosa mas não foi a mesma coisa que ler a versão em teatro. E eu adorei.
A personalidade de Hamlet vai muito além da que esta no imaginário popular: aquela visão clássica dele com a caveira na mão, a famosa frase "Ser ou não ser? Eis a questão" ;lendo se descobre o real significado de tais cenas.
Como o perpétuo dilema se Capitu traiu ou não Bentinho, o leitor fica em dúvida se o Princípe da Dinamarca é louco ou não. Louco por vingança? Louco de amor? Ou simplesmente inconformado com a realidade humana?
A grande magia por trás dos clássicos da literatura é que a história te envolve e faz você concordar com as atitudes do personagem sem que, na maioria das vezes, questione e diga :"Vamos com calma aqui!". Personagens que não são simplesmente os mocinhos do enredo têm este poder, você passa a querer vingança como Hamlet ou você torce para o Raskolnikov cometer o "Crime" dito no título livro "Crime e Castigo" e se sente injustiçado quando ele é punido caracterizando o derradeiro "Castigo", você vibra com a vingança do Conde de Monte Cristo.
Há muito mais do que loucura em Hamlet, pois a crítica que ele faz aos padrões da sociedade em que ele está inserido(cena dele com a caveira na mão), a acidez dele perante as mascaras da boa aparência(Polônio), o ataque contra a mania de fingir que "eu não sabia de nada"(Gertrudes), e o fingimento de equilíbrio e retidão perante todos(Cláudio) é muito atacado pelo príncipe dinamarquês, tais atitudes não poderiam vir de um demente, de alguém que não tem consciência de seus atos.
Hamlet para mim tem mais lucidez que loucura, mas se você for daqueles que a única preocupação é o placar do seu time, o último capítulo da novela esqueça achar interessante esse livro, acho que para aproveitar bem essa peça você tem que partilhar de alguma inquietação, excêntricidade...
Hamlet é concerteza um personagem icônico para quem ainda não achou seu lugar no mundo, é a voz daqueles que gostariam de espalhar verdades desastrosas sobre o que acha de todos e causar exclamações de horror e incredulidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário