domingo, 27 de dezembro de 2009

2010

"Adeus ano velho, feliz ano novo.
E que tudo se realize no ano que vai nascer...."
E o que eu desejo para 2010?
Muitas coisas como sempre, mas além de tudo me superar, atingir o meu máximo de, alcançar uma versão "Higor 2.0". quero dar o melhor de mim em tudo que eu fizer no próximo ano, quero me por em teste a todo instante, afinal de contas 2009 foi, no meu caso, um ano de muito enfado e comodidade, e conclui que não fiz nada com afinco.
Como já disse, não creio em simpatias para a virada do ano, mas nada me impede de sentir que 2010 será um ano que promete, para mim, para o Brasil (não falo das eleições) e quiçá o mundo...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Livros 2009



Eu fiz uma lista dos melhores livros que li em 2009, coloquei no Twitter mas vou coloca-la aqui também mas sem os meus comentários do original.

15 melhores livros que li em 2009:

  • O Caso dos Dez Negrinhos - Agatha Christie
  • A Menina que Roubava Livros - Markus Suzak
  • O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger
  • A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Záfon
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
  • O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Záfon
  • Crime e Castigo - Fiódor Dostoeviéski
  • O Silmarillion - J.R.R. Tolkien
  • O Dia do Curinga - Jostein Gaarden
  • Eragon - Christhopher Paolini
  • Eldest - Christhopher Paolini
  • Brisingr - Christhopher Paolini
  • O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
  • Mais Comédias da Vida Privada - Luís Fernando Veríssimo
  • Artemis Fowl, O menino prodígio do crime - Eoin Colfer

2012 e todo o resto...



Depois de um mês de espera, dia 23 eu fui no cinema aqui de Formiga para assistir o tão falado filme 2012, e o que tenho a dizer é que é ótimo, para quem adora filmes catastróficos. Para quem não sabe 2012 é do mesmo diretor que produziu "Independency Day" e "O Dia Depois de Amanhã", portanto um sucesso quando se trata de efeitos especiais e muita ação.
2012 é a receita incrementada de filmes que exploram um cenário de catástrofes e muita destruição. Baseado na teoria maia de que o mundo acabará em 2012 o filme mostra o que aconteceria com a população se a teoria se confirmasse, e como sobreviveríamos a ela, ou melhor , quem sobreviveria a ela...
Se for assistir, verá terremotos, tsunami gigantescos, erupções vulcânicas, cidades ruindo, monumentos históricos ao chão, e também cenas logicamente impossíveis típicas de filmes com essa temática. Hollywood na minha opinião soube explorar a teoria do fim do mundo, e dizer (pelo menos à mim) o quanto seria ruim.
Mostra os que acreditavam no fim do mundo e os mais crentes ás suas religiões, orando, e tentando se redimir perante Deus. Provavelmente alguma igreja irá criticar o filme(se já não criticaram), afinal mostra o Vaticano indo para os ares e vai contra a afirmação da Bíblia que a data para "o Fim" nunca poderá ser adivinhada por alguém.
Tirando as cenas impossíveis e um final cientificamente improvável vale a nota 9,0.

E o que eu acho da teoria dos maias?

Eu acho que é bobagem, que não irá acontecer. Muitas previsões já foram feitas Nostradamus é um bom exemplo, ele "previu" Hitler" e vários adventos da nossa atualidade, previu também o fim do mundo e não ocorreu, era para o mundo ter acabado em 2000, tinha até a frase "Mil chegará, de Dois mil não passará", e como digo estamos aqui, eu concordo com a Bíblia de que o fim desse planeta não poderá ser previsto.
Mas teorias sempre serão feitas e refeitas, eu só tenho certeza de uma coisa: não quero está aqui quando tudo acabar... e por mais que o planeta esteja num estado critico, queria ver o dia que nossa sociedade se equilibra-se (utopia,não?), afinal nós humanos temos o dom de fabricar coisas gloriosas e terríveis, temos o dom de pensar, mas parece que perdemos a sabedoria de melhorar e aprender com nossos erros.
E nós meros mortais temos a intensa curiosidade pelo fim, ou medo dele, por isso tantas teorias, eu parto da ideia de que essas "previsões" podem ser facilmente fabricadas, elas seguem uma espécie de clichê obrigatório, e para um louco sensacionalista é um prato cheio...



PS: para quem gosta de conspirações, "previsões" tem um site do melhor estilo que faz até a contagem para o fim... : http://porque2012.com/

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Final de ano


Bom, as festas de final de ano vão chegando, e eu me sinto totalmente deslocado nessa época, essa que é a verdade. Todo ano ano é a mesma coisa, quando chega o período de Natal, de Reveillon, eis que me bate aquela preguiça.Eu já estou cansado pra ser sincero. Afinal de contas o Natal já perdeu seu verdadeiro significado, é uma data totalmente capitalizada, e desde que percebi que o Papai Noel era os meus pais, perdeu a graça, e vamos parar de hipocrisia porque depois que criança fica sabendo que papai noel é invenção, é melhor nem chegar com essa estoria de "espírito de natal". Não é preciso data para presentear, ajudar o próximo e se lembrar do significado cristão que é o nascimento de Cristo, podemos nos lembrar do nascimento Dele no dia 26 por exemplo afinal 25 de dezembro foi apenas uma data escolhida para esta celebração
E no Reveillon, eu sou um verdadeiro descrente quanto a todas aquelas simpatias, o significado das cores e todo o resto, e é melhor nem me chamar para um show ou algo parecido para fazer contagem regressiva...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Copenhague, o FRACASSO!

Todo mundo sabe que a Terra está indo para o "be-le-léu" e são poucos os que discordam que o aquecimento global é próximo. E parece que os líderes mundiais fazem parte dessa minoria,afinal, depois de muito papo em Copenhague eles não decidiram nada perante a situação climática do planeta, muitos discursaram em vão.
E quem foi o maior entrave para esse acordo? Os EUA.
Eu fiquei indignado perante a situação, os efeitos do aquecimento global já começaram todos estão cientes disso, e cedo ou tarde alguém pagará pela incompetência desses governantes.
O que mais me incentivou a estreiar minhas postagens nesse blog com um assunto já polêmico foi ter visto nos telejornais o discurso de Obama na Conferência do Clima afirmando que o mundo não deveria pressionar os EUA à baixar suas emissões de poluentes e nem a colaborar com um fundo monetário internacional contra o aquecimento global.
A ironia da situação é que vários paises estavam dispostos a pelo menos conseguir o tal fundo na conferência do clima o Brasil ,ainda emergente, estava disposto a controlar emissoes ao maximo e colaborar com dinheiro , enquanto os EUA a maior potência econômica apresentava propostas de queda de apenas 4% nas emissões.
A injustiça é que agora nós de paises em desenvolvimento temos a obrigação de crescer de forma sustentável enquanto a potência do globo cresceu explorando ilimitadamente a natureza.
Esperava mais de Obama _Premio Nobel da Paz_,do que um simples discurso, e esperava também os cento e sessenta e poucos bilhõess que ele anunciou que enviaria para as guerras no Oriente Médio no fundo monetário para o clima.


Olá

Sejam bem vindos ao "Parafusos Soltos", que daqui por diante será o lar de minhas ideias já devo avisar inconvinientes, fantasiosas mas por vezes até aproveitáveis.

Quanto ao título do blog, eu sei que de original não tem nada, me veio na cabeça quando decidi começar esse, digamos, projeto. A questão é que não tinha outra ideia, e colocar como titulo Higor (meu nome) igual a um antigo blog que tinha é bem pior...

O importante é que o nome faz relação com o que vou escrever aqui, serão ideias soltas que passarem por minha cabeça e que derrepente queira registrar, só para não" passar em branco". Vou convidar alguns amigos pra ler o que escreverei aqui, se não lerem não me sentirei ofendido, o importante, como já disse, é que fique registrado nessa grande rede que chamam de internet meus pensamentos, opiniões e delírios..
.

E atenção: quem se aventurar a ler o que escreverei, peço paciência, pois sou péssimo escritor (tenho sérios problemas com crases e vírgulas...) e se tiver coragem para comentar tentarei, até que se esgotem recursos te convencer a meu favor , sou um teimoso fora do comum.
Vou expor aqui também, minha posição parcial ou imparcial sobre o mundo, e me perdoem se eu chegar a ser deveras superficial, mas que mal à nisso? só tenho 14 anos e muito o que aprender ainda.