O criador de um incrível personagem, Holden Caulfield, se tornou recluso depois que seu livro alcançou sucesso imediato, valorizava demasiadamente sua privacidade, não gostava no brilho dos holofotes.
"A maior parte de sua vida nas últimas cinco décadas é cercada de mistério. Irritado com a fama, Salinger se retirou da vida pública, isolando-se em uma casa afastada de tudo, construída sobre uma colina cercada de bosques na pequena cidade de Cornish,New Hampshire."
Na minha opinião JD. Salinger colocou parte dele em Holden Caulfield, afinal no próprio livro Holden fala da sua vontade de se afastar de tudo, numa casinha no campo. Acho que Salinger não gostava da fama pelo fato de as pessoas colocarem o ídolo num pedestal e cobri-lo de ouro, não valorizar o seu trabalho, mas a sua influencia, Holden Caulfield diz claramente como achava ridículo toda essa bajulação:
"Juro por Deus que, se eu fosse um pianista, ou um ator, ou coisa que o valha, e todos aqueles bobalhões me achassem fabuloso, ia ter raiva de viver. Não ia querer nem que me aplaudissem. As pessoas sempre batem palmas pelas coisas erradas. Se eu fosse pianista, ia tocar dentro de um armário.""O Apanhador" é um livro cercado de polemicas, o assassino de John Lennon disse que o livro era o seu argumento para o crime. Por outro lado é fonte de inspiração na musica "Who wrote Holden Caulfield" do Green Day, talvez se possa tirar varias interpretações tanto é que nesse ano irei para minha terceira releitura e nas três vezes que já li o livro pensei em coisas diferentes,
mas resumidamente Holden me passou a mensagem que se deve voltar os olhos contra os castelos de uma fantasia hipócrita que a sociedade está construindo.(e p/ mim o livro não influenciou o assassino de John Lennon, o cara era um psicopata mesmo)
O futuro da obra:
Salinger nunca autorizou adaptações para o cinema de seu livro, mas agora com sua morte a família do autor será que pode autoriza-las?( afinal, daria muito lucro...)
Eu sinceramente não gostaria que a obra virasse filme, pois seria difícil reproduzir os monólogos de Caulfield, o que nas cenas o tornaria apenas um jovem rebelde, quando na verdade ele foi um vitima de sua percepção aguçada do meio que o cercava.
Descanse em paz J.D. Salinger.
ps: sobre Salinger:
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iKsF3ueV-D9B8i8Csk0UmNPSpVNQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário